Identidade-Visual_Francisco-B.png

breve resumo profissionall

 

foto.jpg

 

Meu contato com a psicoterapia reichiana e com as ideias de Wilhelm Reich ocorreu em 2009, quando iniciei minha psicoterapia pessoal nessa abordagem. As diversas vivências e transformações que experimentei durante meu processo terapêutico impactaram-me de tal forma que levaram-me a interromper minha graduação em Ciências da Computação, no penúltimo ano do curso, para ingressar no curso de graduação em Psicologia, com o objetivo de iniciar minha formação profissional no campo da psicoterapia reichiana.

 

Graduei-me em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2014, com distinção de honra ao mérito. Concluí o curso de especialização e formação em psicoterapia reichiana pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana do RJ em 2016.

 

Desenvolvi uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC (2017-2019), abordando as bases metodológicas, epistemológicas e conceituais que sustentam a racionalidade da psicoterapia reichiana. Minha dissertação, intitulada "O Funcionalismo Orgonômico de Wilhelm Reich e a sua Concepção de Saúde-Adoecimento", foi o resultado dessa pesquisa.

 

Desde 2014, dedico-me exclusivamente à prática clínica reichiana e à investigação dos fundamentos e da metodologia da terapia reichiana, conhecida como orgonoterapia, estabelecendo relações com outras abordagens clínicas, como a psicanálise, e suas diversas interfaces com as questões contemporâneas.

 

Além dos antedimentos psicoterápicos, ofereço supervisão para psicoterapeutas iniciantes, mentoria em estudos e coordeno grupos de estudos sobre o pensamento reichiano e a orgonoterapia.

 

A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes.

Henri Bergson